quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Resenha: Emma - Jane Austen

Título: Emma
Autor(a): Jane Austen
ISBN: 9788576844020
Editora:
Páginas:
Lançamento:1815
Nota CDL: 5/5



 
Sinopse: Emma, uma jovem aristocrata, vive entediada em uma localidade perto de Londres em companhia de seu pai. Depois que sua governanta e confidente se casa, sua vida torna-se mais enfadonha. Até esquece seus anseios amorosos. Mas quando menos espera surge um amor.

Resenha:  O livro foi publicado em dezembro de 1815, o último romance da famosa escritora inglesa Jane Austen.
 Diferente das outras protagonistas da autora, Emma é bonita, rica, mimada, esnobe e não demonstra interesse romântico pelos homens que conhece, com isso acredita fielmente em sua superioridade sobre as demais pessoas.
 O livro narra fatos do cotidiano da época, onde Emma insiste em ajudar as pessoas, tentando agir como casamenteira e interferindo na vida alheia, acredito que seja por falta do que fazer mesmo, entretanto ela não faz por mal, só é muito boba e superficial, vê o mundo girando sempre ao seu redor.
 Com o decorrer da história - que fala muito sobre a sociedade e pouco sobre romance - Emma vai distinguindo a vida com maior clareza, segue aprendendo com o erros, se arrependendo de seus atos e amadurecendo, até descobrir que a verdadeira felicidade está mais próxima do que se imagina e isso foi marcante para mim.
 A autora nos leva além das palavras e lugares descritos na obra, nos envolve com seu poder de contextualizar a história e nos surpreende com uma protagonista movida por princípios que parecem comuns a quem lê.
 Emma ganhou um espaço especial em meu coração.
 Recomendo a leitura para todos os gostos.


Obs: Resenha feita para o Desafio Literário 2012 - Tema de Fevereiro: Nome próprio.
Vivi Rodrigues

3 comentários:

  1. Oii
    Eu não constumo ler clássicos,mas fiquei bem interessada, adorei sua resenha e fiquei curiosa em saber pq a Emma ganhou espaço em seu coração rsrs. Eu já assiti o filme Orgulho e Preconceito baseado no livro com o mesmo nome da Jane Austen e adorei, então Emma não deve ser diferente.
    Sucesso pra o blog.
    Desculpe pois as vezes entro e não comento e agora vou mudar isso tá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. OIe,

    Eu li esse livro quando eu tinha 12 anos de idade, mas infelizmente nao me recordo muito... Estou com vontade de ver o filme para relembrar, vale a pena ne?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!

    Morro de vontade de ler esse livro! :)
    Os livros da Jane Austen sempre são uma boa pedida. ;)

    Beijooo!
    Parabéns pelo vestiba!! \o/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela sua visita :)
E já que chegou até aqui poderia deixar seu comentário?
É muito importante para o blog *.*

Obs: Comentários moderados.